voltar

04

Nov14

AMARSUL lança plataforma inovadora de localização de ecopontos
Notícias

A AMARSUL, empresa responsável pela gestão, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos da Margem Sul do Tejo, acaba de lançar no seu site, um serviço inovador de georeferenciação de ecopontos e outras informações úteis à população.

Este projeto inovador e pioneiro permite responder a uma necessidade de informação da população, que além de encontrar a localização exata do ecoponto mais próximo, poderá ter acesso a informações úteis como seja a última recolha efetuada ou quando será realizada a próxima visita.

Para ter acesso a estas e outras informações basta visitar o site da AMARSUL: www.amarsul.pt.

Todas as informações têm duas atualizações diárias.

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal /Instituto Politécnico de Setúbal (EST/IPS), que reforça o apoio à Amarsul, no desenvolvimento de projetos de otimização. Relembre-se que recentemente foi desenvolvido um projeto com o objetivo de conceber e implementar um sistema avançado de gestão da recolha seletiva, que permite otimizar os circuitos e as quantidades de resíduos recolhidos. Denominado “Sistema Integrado de Gestão da Recolha Seletiva”.

A AMARSUL é a empresa responsável pela recolha e manutenção dos ecopontos instalados nos 9 municípios (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Almada, Seixal, Setúbal e Sesimbra), que abrange. Atualmente existem cerca de 2800 ecopontos e vidrões, distribuídos pela Península de Setúbal.

O Ecoponto é um conjunto de contentores para a recolha de resíduos domésticos específicos, que se destinam à reciclagem, e o Vidrão é um contentor exclusivo para o vidro (de embalagens). Estes equipamentos devem ser utilizados somente para objetos de pequeno volume e estão especialmente vocacionado para resíduos domésticos.

A recolha dos contentores do Ecoponto é efetuada por viaturas da AMARSUL, sendo realizada por tipo de material (plástico/metal; papel/cartão; vidro), individualmente.