voltar

28

Ago18

Candidatura | Ecoponto com Desconto
Operações Cofinanciadas

COFINANCIAMENTOS POSEUR
Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos

Número da Candidatura: POSEUR-03-1911-FC-000117
Nome da Operação: Ecoponto com Desconto

Data de submissão da candidatura: 26-10-2018
Data de inicio da operação: 01-03-2018
Da de fim da operação: 31-12-2018
Data da aprovação da operação: 30-01-2018

Montante máximo elegível: 135.000€
Contribuição Fundo de Coesão: 100.000€
Taxa de Cofinanciamento: 74,07%

AMARSUL 20.02%; ERSUC 13.33%; RESINORTE 13.33%; RESULIMA 13.33%; SULDOURO 13.33%;
VALORLIS 13.33%; VALORMINHO 13.33%

Resumo da Operação

A operação consiste na elaboração de uma ação piloto que procura uma abordagem inovadora junto do cidadão, e que demonstra o benefício direto da sua ação nas componentes ambiental, social e económica. Em troca das embalagens usadas e com o incentivo adicional de poder assistir a formações gratuitas sobre compostagem doméstica e valorização de resíduos urbanos, o cidadão recebe um valor de desconto direto em compras realizadas em supermercado.

Efetivamente, os consumidores não sentem o benefício imediato do seu ato cívico de separar e colocar as suas embalagens usadas no ecoponto. Assim, com a presente operação, pretende-se inverter esta perceção, criando, através do “Ecoponto com Desconto”, em conjunto com parceiros de grande distribuição, mas também com outros parceiros que se queiram aliar ao projeto após a fase piloto, uma rede nacional de ecopontos “especiais”, que permitam ao cidadão entregar as suas embalagens e receber descontos imediatos nas suas compras, promovendo desta forma a informação, educação e sensibilização dos cidadãos para a importância da prevenção da produção e valorização de resíduos urbanos.

Para tal, pretende-se instalar em quinze locais de Portugal, selecionados nas áreas de intervenção dos beneficiários da presente operação (Amarsul, Ersuc, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis e Valorminho), durante 2 meses, 15 ecopontos “especiais”, nos quais estarão presentes monitores especializados que educarão e sensibilizarão os cidadãos que se desloquem a estes locais para obter descontos em trocas das embalagens usadas entregues.

No âmbito da presente operação apenas estão incluídos os custos com a prestação de serviços dos monitores especializados que interagirão com os cidadãos e que se constituem como agentes de educação e sensibilização, sendo que todos os meios e materiais de comunicação, bem como os custos logísticos inerentes à criação dos 15 “ecopontos especiais” ficarão a cargo dos beneficiários, não estando incluídos no âmbito da presente operação.

A ação Ecoponto com Desconto, enquanto ação piloto, pretende:

1. Alavancar o ato cívico da separação de resíduos de embalagens por parte do cidadão, com uma ação que demonstre aos consumidores que a reciclagem tem valor, devolvend-lhe uma parte em descontos na loja;
2. Contribuir para o aumento da reutilização, da reciclagem e da qualidade dos recicláveis através do aumento da quantidade dos materiais recolhidos em curto prazo;
3. Dar resposta a uma das perguntas mais frequentes: “O que é que eu ganho com isto?”

Execução da Operação

Para executar a operação, foram contactados potenciais parceiros da Grande Distribuição, para garantir que existia uma rede de supermercados aos quais o cidadão se pudesse dirigir para levar as suas embalagens usadas e receber, em troca, o benefício económico pela sua participação.

Esta parceria implicou o compromisso por parte da entidade parceira em disponibilizar o espaço para a operação e colaborar na logística que permitisse executar a ação. O parceiro identificado que aceitou as condições do projeto foi o Pingo Doce, com quem foram definidos os termos da parceria.

Nesta sequência, foi desenvolvida a campanha Reciclar Vale Mais, que entrou em funcionamento na loja da Quinta do Conde (loja piloto), entre 19 de julho e 19 de setembro, e nas restantes lojas entre 2 de agosto e 2 de outubro.