voltar

29

Jan13

Amarsul lança iniciativa: “Compostar, outra forma de reciclar”
Notícias

A AMARSUL empresa responsável pela gestão, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos da Margem Sul do Tejo, promove a iniciativa “Compostar, outra forma de reciclar”, que tem como objetivo a prevenção da produção de resíduos domésticos e em simultâneo, produção de fertilizante natural.

O desenvolvimento da ação é efetuado em parceria com os municípios do Barreiro, Moita, Montijo, Seixal e Palmela.

“Compostar, outra forma de reciclar” é um programa da AMARSUL de incentivo à compostagem doméstica que consiste na oferta de um compostor e de ações de formação bem como o acompanhamento continuado a cada família ou instituição que queira contribuir para prevenir a sua produção de lixo doméstico e produzir fertilizante natural. Podem inscrever-se neste programa agregados familiares constituídos, no mínimo, por 3 pessoas que residam nos concelhos aderentes e possuam habitações com quintal, horta ou jardim. Também podem participar instituições ou escolas com as condições propícias para a prática de compostagem. Uma vez que grande parte dos resíduos que deitamos fora, são resíduos biodegradáveis – restos de comida, resíduos de jardim ou de horta – em vez de serem enviados para aterro ou incinerados, estes podem agora ser valorizados, produzindo um excelente fertilizante natural – o composto – através de um processo de transformação biológica a que se dá o nome de compostagem.

Este programa conta com o apoio dos municípios e outros parceiros que se prontificaram a contribuir para a causa da compostagem, e que têm dado apoio na divulgação e receção de candidaturas ao projeto “Compostar, outra forma de reciclar”, cujas inscrições tiveram início em janeiro de 2013.