A recolha doméstica é efetuada a resíduos recicláveis, depositados nos ecopontos ou ecocentros que se encontram ao serviço da população.
O Ecoponto é um conjunto de 3 contentores que se distinguem por cores, para a deposição de resíduos recicláveis. As cores de cada contentor correspondem ao tipo de resíduos admissíveis (fluxos): Azul – Papel e Cartão; Amarelo – Embalagens de plástico e Metal; Verde – Vidro. Estes equipamentos que se encontram junto das populações destinam-se aos resíduos produzidos nas habitações.
Atualmente existem mais de 3000 Ecopontos e 7 Ecocentros distribuídos pela área de intervenção da Amarsul.
A recolha dos contentores dos ecopontos é efetuada através de circuitos otimizados por fluxo, de acordo com as necessidades da população.
Para situações pontuais em que se verifiquem quantidades de resíduos recicláveis superiores à capacidade do ecoponto, a Amarsul disponibiliza contentores de grandes dimensões, nos ecocentros, onde esses resíduos poderão ser depositados gratuitamente.
Procurando uma melhoria constante no aumento das quantidades de resíduos recicláveis, a Amarsul iniciou em novembro de 2017, a distribuição de contentores domésticos para a deposição de papel/cartão e de embalagens plásticas/metálicas em algumas zonas dos Municípios de Almada, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Trata-se de zonas onde já está implementada a recolha porta a porta de resíduos indiferenciados e orgânicos (biorresíduos).