Planos de Ação para a Aplicação do
Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030
AMARSUL promove participação pública no PAPERSU
A AMARSUL promove a participação pública no PAPERSU que se encontra em desenvolvimento – o Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 na península de Setúbal.
O papel dos cidadãos é fundamental para o sucesso das políticas e das medidas a implementar, e é com este foco que a AMARSUL apela à participação dos cidadãos enquanto gestores de recursos que colaboram no processo de decisão. A participação é feita no website da Amarsul em www.amarsul.pt/pt/sustentabilidade/papersu/ até ao dia 10 de novembro de 2023. É neste link do website que se encontra o formulário de participação pública onde cada participante poderá deixar as suas sugestões.
O plano, que neste momento se encontra em desenvolvimento por parte dos municípios e dos Sistemas de Tratamento de Resíduos Urbanos em todo o país, deve incorporar sugestões e propostas por parte dos cidadãos.
METAS AMBIENTAIS EXIGENTES
As Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito entre 2030 e 2035 são muito exigentes. A Meta da Reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes, e a Meta de Deposição em Aterro em 2035 não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, o que naturalmente impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa. Em 2021, em Portugal, 56% dos resíduos foram depositados em Aterro e a Meta da Reciclagem atingiu os 32%, e esta é a referência de partida a nível nacional.