16 DE NOVEMBRO, 2022

A Amarsul faz nova aposta no tratamento e valorização orgânica, ao avançar com a construção de uma nova unidade de tratamento biológico no Ecoparque de Palmela, um investimento significativo na região com o propósito de alcançar as metas estabelecidas no tratamento de biorresíduos, oferecendo uma alternativa válida à deposição de resíduos em aterro, e melhorar, assim, o serviço prestado à população da Península de Setúbal.

 

Com um investimento da ordem dos 18 milhões de euros, a nova infraestrutura, com 26 500 m2, encontra-se já em fase avançada de construção. Terá uma capacidade para receber 50 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, oriundos da recolha seletiva dos Municípios, com uma produção estimada de 8.500 toneladas de composto também ao ano, para utilização como corretivo orgânico de terrenos agrícolas.

 

A sua construção obedece aos mais rigorosos requisitos e certificações, tanto no sistema de impermeabilização, arejamento, como na drenagem e encaminhamento de lixiviados, estando a ser utilizado equipamento, material e tecnologia de ponta, assegurando os padrões ambientais cada vez mais exigentes bem como a utilização das melhores tecnologias disponíveis.

 

No âmbito deste investimento, também a unidade de Tratamento Mecânico, onde são depositados os resíduos indiferenciados, será alvo de uma requalificação, por forma a melhorar o processo de pré-tratamento, processamento e separação da matéria orgânica dos demais resíduos, para posterior encaminhamento para a nova unidade.

 

Estima-se que a nova unidade de Tratamento Biológico entre em funcionamento em meados do próximo ano 2023.