O programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

 

A 3ª edição 2020/2021 do Programa Ecovalor, na área da abrangência da Amarsul contou com a participação de 80 estabelecimentos de ensino inscritos, alcançando um universo de participação de 55.000 alunos. Com este programa, garantimos que os resíduos recicláveis recolhidos voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima, sendo simultaneamente, as escolas premiadas pelo bom desempenho ambiental.

 

Nesta edição as escolas valorizaram 139.604 Kg de materiais recicláveis, sendo 48.529 kg de embalagens de plástico e metal, 85.602 kg de papel e cartão e 5.478kg de embalagens de vidro. De notar que sendo este um ano letivo atípico, devido à COVID-19, em que as escolas estiveram parte do ano letivo em ensino não presencial, estas demonstraram um envolvimento e interesses especiais pela reciclagem. Estão todos de parabéns: Municípios, Escolas, Instituições e todos os que se empenharam em separar.

 

Para incrementar a adesão aos programas, a Amarsul disponibilizou equipamentos para a deposição seletiva, nomeadamente, ecobags para as salas de aula, suportes metálicos e sacos para as zonas exteriores do recinto escolar, bem como formação.

 

O programa Ecovalor, distingue os estabelecimentos de ensino e instituições que separam maiores quantidades de resíduos em 3 concursos. Este ano, o primeiro lugar nos Concursos Separa e Ganha no Amarelo e no Azul foram conquistados pela Santa Casa da Misericórdia de Almada já o Separa e Ganha no Verde, foi ganho pela FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

 

As inscrições para a 4ª edição estiveram abertas até dia 31 de outubro e estão inscritos 135 estabelecimentos de ensino.

 

Se ainda tiver dúvidas sobre os resíduos a separar, poderá ver aqui o folheto com as regras de separação.

 

Para mais informações poderá nos contactar através do email comunicacao@amarsul.pt