O programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

 

A 4ª edição 2021/2022 do Programa Ecovalor, na área da abrangência da Amarsul contou com a participação de 135 estabelecimentos de ensino inscritos, alcançando um universo de participação de 72.402 alunos. Com este programa, garantimos que os resíduos recicláveis recolhidos voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima, sendo simultaneamente, as escolas premiadas pelo bom desempenho ambiental.

 

Para incrementar a adesão aos programas, a Amarsul disponibilizou equipamentos para a deposição seletiva, nomeadamente, ecobags para as salas de aula, suportes metálicos e sacos para as zonas exteriores do recinto escolar, bem como formação.

 

Nesta edição recebemos um total de 240.710kg de resíduos recicláveis, sendo que 85.995kg foram de embalagens plásticas e metálicas, 152.044kg de papel/cartão e 2.671kg de vidro, representando um aumento de 101.106 kg face ao ano anterior.

 

 

O Programa Ecovalor distingue os estabelecimentos de ensino e instituições que separam maiores quantidades de resíduos em 3 concursos. Este ano, o primeiro lugar nos Concursos Separa e Ganha no Amarelo foi conquistado pela “Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz”, no Separa e Ganha no Azul foi ganho pela “Escola Básica Quinta Nova da Telha” já o Separa e Ganha no Verde, foi ganho pelo ATL do “Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades”.

 

As inscrições para a 5ª edição estiveram abertas até dia 31 de outubro e estão inscritos para esta edição,  166 estabelecimentos de ensino.

 

Se ainda tiver dúvidas sobre os resíduos a separar, poderá ver aqui o folheto com as regras de separação.

 

Para mais informações poderá nos contactar através do email: comunicacao@amarsul.pt, ou pelo telefone gratuito 800 911 400.

 

 

 

 

PARCERIA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

 

A Escola Amiga da Criança é a iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir e reconhecer escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz e completo da criança no espaço escolar.

 

Os projetos são avaliados e são selecionados os que serão distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança. É escolhido um projeto vencedor global e um projeto vencedor por categoria.

 

Prémios

  • O projeto vencedor ganha 5.000€ em livros LeYa.
  • O projeto vencedor de cada categoria ganha 1000€ em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e prémios adicionais por parte dos parceiros envolvidos na iniciativa.

 

A EGF oferece prémios adicionais na categoria de Sustentabilidade:

 

Prémio Mascotes | Recycle Bingo

As escolas vencedoras vão ganhar uma nova mascote e vão criar um novo Bichinho da Reciclagem para a app Recycle Bingo.

O Recycle BinGo é o jogo que dá prémios a quem recicla, e para isso, basta ir ao ecoponto mais próximo, apanhar os bichinhos da coleção e ganhar prémios.

Mais informações em www.recyclebingo.pt

 

Prémio Planetário | A Nossa Casa é um Planeta

Oferta da ação de educação ambiental A Nossa Casa é um Planeta para os alunos das escolas vencedoras. Uma ação, projetada num planetário itinerante que vai às escolas, sobre a Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia. Mais informações em https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/a-nossa-casa-e-um-planeta/.

 

Candidaturas

A 6ª edição está a receber candidaturas, até 30 de junho de 2023, em https://escolaamiga.pt/concorrer.

 

Mais informações sobre a parceria Escola Amiga da Criança e a EGF: https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/escola-amiga-da-crianca/