voltar
Regras de Separação

Papel e cartão

regras_de-separacao_papel_e_cartao

Os resíduos de papel e cartão são recolhidos no contentor azul do ecoponto.

Na Amarsul os materiais são separados através de um processo de triagem, onde são retirados alguns resíduos que não pertencem a este segmento (p.ex. esferovite). Após esta fase são tratados, valorizados e armazenados para posterior encaminhamento para reciclagem.

Os materiais de papel e cartão que a população deposita no contentor azul, depois de tratados e valorizados na Amarsul podem ser gerados novos produtos, por via da reciclagem, como: caixas de ovos, papel higiénico, guardanapos, papel de embrulho, entre outros.

O contributo da população e da Amarsul no processo de reciclagem do papel e cartão, proporciona a preservação do meio ambiente, evitando o abatimento de árvores e consequentemente a desflorestação.

Plástico e metal

regras_de-separacao_plastico_e_metal

Os resíduos de plástico são recolhidos no contentor amarelo do ecoponto. Os materiais são separados através de um processo de triagem, tratados, valorizados e armazenados para posterior encaminhamento para reciclagem.

Os metais são separados através de um eletroíman que os encaminha para silo de armazenamento, específico.

Na Amarsul o plástico é separado e compactado por tipologia, antes de ser remetido para as entidades recicladoras.

Tipos de plástico:

  • PEAD (p.ex. embalagens de detergentes e de higiene)
  • ECAL (p.ex. embalagens de leite)
  • Pet Óleo (p.ex. garrafas de óleo)
  • Filme plástico (p.ex. sacos plásticos)
  • EPS (p.ex. cuvetes, esferovite)

Os materiais plásticos que a população deposita no contentor amarelo, depois de tratados e valorizados na Amarsul, podem ser gerados novos produtos, por via da reciclagem, como: mangueiras, fibras para vestuário, componentes para automóveis, brinquedos, entre outros.

Vidro

regras_de_separacao_vidro

Os resíduos de vidro são recolhidos no contentor verde do ecoponto.

Os materiais são recolhidos e depositados pelos veículos de recolha da Amarsul e posteriormente, retiram-se os resíduos que não pertence à fileira de embalagens de vidro. O vidro é armazenado em silos apropriados, onde aguardarão o envio para as entidades recicladoras.

Os materiais de vidro que a população deposita no contentor verde, depois de tratados e valorizados na Amarsul, podem gerar novos produtos, por via da reciclagem, como: frascos, garrafas, materiais decorativos, entre outros.