No âmbito da estratégia de Saúde Mental do Grupo Mota-Engil, a Amarsul deu início à fase de Avaliação de Riscos Psicossociais (ARP), integrada no Projeto WELLME. Esta iniciativa tem como principal objetivo promover um ambiente de trabalho mais saudável, ao identificar e prevenir riscos psicossociais que possam impactar o bem-estar dos seus trabalhadores.
A avaliação foi realizada por meio de um questionário e abrangeu todas as empresas do Grupo Mota-Engil.
Como parte deste processo, a Amarsul reuniu os seus trabalhadores para um workshop interno sobre “Saúde Mental e Avaliação de Riscos Psicossociais”, no qual foram abordados os seguintes temas:
- Avaliação de Riscos Psicossociais – identificação de fatores de risco e impacto na saúde mental;
- Programa de Aconselhamento WellME – apoio e recursos disponíveis para os trabalhadores;
- Prevenção de riscos e incidentes.
Com orgulho, partilhamos que a Amarsul alcançou uma taxa de participação de 84% dos trabalhadores nesta iniciativa — superando largamente o objetivo dos 50% definidos pelo Grupo.
Agradecemos a todos os trabalhadores pela adesão, empenho e compromisso com este processo, mas também o envolvimento e a mobilização das equipas em torno de uma causa comum.
A construção de um espaço de trabalho mais seguro e saudável é um objetivo diário e transversal, e só é possível com a participação ativa de todos.