NOTÍCIAS
7 de julho de 2021

Nos meses de julho e agosto, a Amarsul irá marcar presença em 41 praias da Península de Setúbal, com uma campanha que visa sensibilizar a população para a importância de reciclar à beira mar, à beira rio, sempre e em todo o lado.

A campanha Amarsul Eco Praias efetuada em parceria com o Municípios da região, contará com ações de sensibilização, junto à entrada de cada praia, em que as equipas da Amarsul vão distribuir sacos de papel e convidar a população a separar corretamente os seus resíduos para que, no final da ida à praia, a mesma permaneça limpa.

 

Todos podem e devem utilizar os ecopontos para colocar em separado as embalagens de plástico/metal, papel/cartão e vidro e contribuírem para um melhor ambiente.

 

Com esta iniciativa a Amarsul pretende sensibilizar, especialmente, os grupos que organizam espontaneamente convívios na praia e que acabam por produzir muitos resíduos. Como estes resíduos não são colocados no contentor certo, nomeadamente as embalagens de vidro, que são depositadas no lixo comum, não podem assim ser valorizadas e recicladas. Pretendemos recordar as regras da separação, para não se esquecerem de deixar resíduos na praia, desviando-os desta forma do aterro e dos oceanos.

 

A Amarsul terá uma promoção especial Eco Praias, uma vez que se associou ao Recycle BinGo, uma app que utiliza a geolocalização para verificar quando um utilizador está junto do seu Ecoponto recompensando-o em cada visita. O utilizador vai juntando EcoMoedas, que depois poderá trocar por prémios (como EcoBags, vales de desconto no supermercado, lojas, conteúdos multimédia, etc.).

 

Durante os meses das ações de sensibilização em julho e agosto, ao fazer check-in num dos ecopontos das Ecopraias Amarsul, os utilizadores têm a possibilidade de ganhar 1 badge + 6 Ecomoedas (o dobro do que é dado normalmente) e ainda se podem habilitar a um prémio especial. Basta instalarem o Recycle BinGo que está disponível na App Store e no Google Play.

 

10 de maio de 2021

A Amarsul, em parceria com os Municípios, continua empenhada em garantir uma prestação de serviço de excelência, pelo que informamos que iremos avançar com a substituição das tampas azuis dos contentores que disponibilizámos no Município do Barreiro.


A operação de substituição das tampas, que tem como objetivo, facilitar a colocação do papel e cartão para reciclar, teve início no Município de Alcochete, passando pelo Município da Moita em fevereiro deste ano e, a partir de hoje, dia 10 de maio, está a decorrer no Município do Barreiro.


Esta intervenção em mais de 3.500 ilhas ecológicas será executada em articulação com os Municípios abrangidos, para juntos, contribuirmos para que a população separe tudo sempre e em todo o lado. Este projeto que contou com o apoio e cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar e otimizar as quantidades de recicláveis separados na origem.t

 

Outro dos locais privilegiados para depositar objetos de grandes dimensões como colchões, móveis, sofás e afins, bem como ramagens de árvores, restos de jardim e resíduos recicláveis, é o Ecocentro do Barreiro, localizado na Rua Mártires da Guerra Colonial, no Lavradio. A receção deste tipo de materiais é gratuita e encontra-se disponível para a população de 2ª a 6ª das 9h às 18h e ao sábado das 9h às 12h30, encerrando aos domingos e feriados.

 

24 de março 2021

A Amarsul dispõe de viaturas e equipas exclusivas para a recolha seletiva ao comércio e serviços, sendo o processo de recolha efetuado à medida das necessidades das entidades, através de recolhas regulares em estabelecimentos aderentes ou através de pedidos pontuais.

 

A Amarsul efetuou um investimento de 150 mil euros na aquisição de duas novas viaturas para integrar a frota da recolha seletiva, para garantir a valorização de resíduos da forma mais sustentável nas suas diversas áreas de atuação, assegurando padrões ambientais exigentes.

 

Estas viaturas, estão capacitadas para efetuar a recolha dos resíduos de plástico e de papel/cartão e destinam-se exclusivamente a efetuar a recolha em entidades comerciais, comércio e serviços, produtoras de quantidades de resíduos recicláveis.

 

Estas novas viaturas permitem otimizar o serviço de recolha, pois têm mais 30% de capacidade que as viaturas substituídas, permitindo aumentar o nº de entidades visitadas.
Também possuem um conjunto de características que melhoram substancialmente as condições de trabalho diárias dos motoristas e auxiliares, em termos de conforto e de segurança.

 

A atividade de Recolha Seletiva conta assim com uma frota reforçada com 2 novas viaturas e aguarda a receção de mais 3, para substituir as existentes assegurando a recolha dos cerca de 2300 estabelecimentos comerciais distribuídos pelos 9 Municípios da Península de Setúbal.

783
HABITANTES
MIL
9
MUNICÍPIOS
10
INSTALAÇÕES
467
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS/ANO
37
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
6,1
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
19
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
Código da reciclagem Reciclar é Respeitar
Vidro
Papel e cartão
Plástico
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos