Tratamento Mecânico

O Tratamento Mecânico é uma unidade de pré-tratamento, instalada no Ecoparque de Palmela, onde são depositados os resíduos indiferenciados para processamento e separação da matéria orgânica dos demais resíduos.

 

A matéria orgânica obtida neste processo, é transportada para a Central de Valorização Orgânica no Ecoparque do Seixal, onde será transformada em composto. Os resíduos não orgânicos, ou seja, o refugo é encaminhado para o aterro.

 

Os Ecoparques de Seixal e de Setúbal, têm unidades de pré-tratamento e de processamento de matéria orgânica, pelo que não carecem de qualquer tipo de transporte.

 

O processo de separação da matéria orgânica permite à Amarsul produzir uma maior quantidade de composto, que será utilizado na fertilização dos terrenos agrícolas, bem como permite a redução da quantidade de resíduos em aterro, aumento o seu período de utilização.

 

O Tratamento Mecânico encontra-se também dotado de equipamentos que permitem a separação de materiais passiveis de reciclagem, tais como:

 

- Metais (recuperados através de eletroímanes);

- Embalagens de plástico e ECAL (recuperadas através de separador ótico e encaminhadas para a Central de Triagem Automática no Seixal, para separação por tipologia de embalagem);

- Filme plástico (recuperado através de separador ótico).