16 de abril de 2020

Face à evolução da COVID-19 em Portugal, a Amarsul encontra-se a cumprir as Orientações e Recomendações da APA e da ERSAR para a gestão de resíduos, em parceira com os Municípios da Península de Setúbal.

 

No âmbito desta operação contínua de combate à pandemia, para proteção da população, assim como das equipas da Amarsul e dos Municípios, têm sido intensificadas as ações de higienização e desinfeção dos contentores em todos os municípios, com particular atenção nas zonas em que as tampas são manuseadas.  

 

A Amarsul tem desinfetado cerca de 60 pontos de recolha por dia e por cada equipa que está na linha da frente a prestar este serviço essencial, não só em ecopontos, mas também em contentores de resíduos indiferenciados. A Amarsul também tem cooperado com os Municípios no fornecimento do produto desinfetante, que tem sido utilizado nas ações de limpeza municipais de todos os contentores de deposição de resíduos, contribuindo para que o número global de pontos higienizados seja bastante superior.

 

A higienização dos contentores encontra-se a ser efetuada com recurso a um produto desinfetante apropriado, que está a ser aplicado em todos os equipamentos alvo de desinfeção.

 

As equipas da Amarsul efetuaram no mês de março, após ter sido decretado o estado de emergência, mais de 1400 ações de limpeza, realizadas numa primeira fase nas seguintes localizações, mas que serão gradualmente aplicadas a todos os ecopontos e concelhos da sua área de intervenção.

 

Município

Localizações (ecopontos e indiferenciados)

Alcochete

Samouco, São Francisco, Barroca D'Alva

182

Almada

Feijó, Laranjeiro, Cova da Piedade

617

Barreiro

Santo António da Charneca

90

Montijo

Bairro Esteval, Bairro de Areias e Afonsoeiro

104

Palmela

Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Cabanas, Bairro Alentejano e Bairro Marinheiro

327

Setúbal

Viso, Nossa Senhora da Ajuda, Santa Maria da Graça

132

 

A Amarsul encontra-se fortemente empenhada, em conjunto com os Municípios, em contribuir para preservar a saúde pública e garantir o funcionamento de serviços essenciais à nossa região e ao País.