13 de julho de 2020

Dada a evolução dos casos de COVID-19, a Amarsul alerta para as medidas de higiene e segurança a ter com consideração em tempo de pandemia, de forma a assegurar boas práticas na utilização das praias.

 

No caminho até à praia:
• A Amarsul recomenda a todos os utilizadores das praias da Península de Setúbal que consultem o nível de ocupação das praias, através da aplicação “InfoPraia” antes de se dirigirem às mesmas, dando preferências às que se encontram assinaladas a verde - com ocupação baixa, bem como as que são vigiadas e com controlo de qualidade.
• Consultar as placas informativas existentes em todas as Ecopraias, sobre as medidas de prevenção e as normas.
• Utilizar calçado e seguir as orientações/sinalizações existentes, mantendo sempre uma distância de 1,5 metros dos outros utilizadores.

 

Na praia:
• Preservar a distância de segurança de 1,5 metros dos outros utilizadores, na praia, à beira-mar e no banho.
• Colocar o guarda-sol a uma distância de 3,0 metros de outros utilizadores.
• O uso de máscara nos acessos e espaços fechados deve continuar a ser assegurado com outras medidas de proteção pessoal, tais como: higienizar as mãos, manter distância de pessoas com sintomas COVID 19 e praticar a etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço – em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos).

 

No final do dia de praia, devem deixar a praia limpa. Como?
1. Máscaras, luvas e lenços não são recicláveis, devem ser SEMPRE colocados no lixo comum. Estes materiais estão a aparecer, em grandes quantidades, nos ecopontos, indo parar às linhas de triagem. Para além de não serem recicláveis, podem estar contaminados,
2. Lixo contaminado não é reciclável, deverá ser SEMPRE colocado no lixo comum. Esta regra aplica-se a todas as pessoas infetadas com COVID-19 ou que se encontrem em quarentena pela mesma suspeita. Qualquer pessoa nestas condições, deverá ter o seu lixo colocado em dois sacos, um dentro do outro, bem fechados. Estes sacos não devem estar cheios nem compactados, apenas têm de estar bem fechados e ser depositados dentro do contentor de lixo comum.
3. NUNCA deixar sacos de lixo no chão, colocar SEMPRE dentro do contentor. Se o contentor estiver cheio, deve ser utilizado quando estiver disponível ou utilizar-se o contentor mais próximo.
4. Proteger sempre as mãos e lavá-las após as visitas ao ecoponto, pelo menos, 20 segundos.
5. Embalagens Take Away se estiverem limpas coloquem no contentor amarelo se forem de plástico (ex: embalagens de hambúrgueres) ou contentor azul se forem de papel/cartão (ex. caixa de pizza).
6. Resíduos ou Beatas, deverão ser acondicionados e colocados SEMPRE nos respetivos contentores.

 

Ao seguirem estas medidas todos os utilizadores estarão a promover uma ida à praia, em segurança e de forma sustentável.

 

Mantenha o distanciamento social em primeiro lugar não se esqueça de Reciclar à Beira Mar!