07 de agosto de 2020

Na sequência dos investimentos realizados pela Amarsul nos últimos dois anos, em viaturas e contentorização, o primeiro semestre de 2020, apresentou um aumento significativo de recicláveis recolhidos seletivamente. Chegou agora o momento de assegurar o consequente aumento de capacidade de processamento da Central de Triagem Automática, do Ecoparque do Seixal, unidade que se destina à separação de embalagens de plástico e metal (vulgo, contentor amarelo), que os cidadãos  depositam nos ecopontos.

 

A 1ª fase da Modernização e Ampliação da Central de Triagem Automática da Amarsul teve início em julho, estando prevista a sua conclusão para o mês de agosto de 2020, considerando um investimento de cerca de 1 milhão de euros integrado na estratégia da Amarsul relativamente à promoção da reciclagem multimaterial.

 

A Central de Triagem Automática terá uma nova linha com equipamentos que permitirão passar o processamento de 4 ton/h para 6 ton/h de material. Para tal, encontra-se a decorrer a substituição de alguns equipamentos críticos que vão permitir o incremento dos materiais recicláveis retomados e o cumprimento das metas de retoma com origem na recolha seletiva, bem como a meta de preparação para a reutilização e reciclagem fixadas para a Amarsul. 

 

Com este projeto, pretende-se dotar esta unidade de processamento de resíduos de embalagem, de uma capacidade de processamento passível de encaixar o incremento de recolha seletiva perspetivado para o horizonte do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020) que estabelece as metas nacionais para a recolha seletiva de resíduos. A meta da Amarsul é de 45kg/habitante/ano, sendo que, até junho de 2020, já foram recolhidos pela empresa, resíduos recicláveis equivalentes a 52kg/habitante/ano.

 

A  Amarsul encontra-se em linha com os seus valores incontornáveis, sendo uma empresa de excelência, que procura mais e melhor, procurando alargar novos horizontes de atuação, na vanguarda tecnológica e de gestão, prestando um serviço de qualidade para os Munícipes da região.