21 de fevereiro de 2020

A Amarsul, empresa responsável pela valorização dos resíduos urbanos de 9 municípios da Península de Setúbal, apresentou em 2019 um crescimento notável de 19% no encaminhamento de resíduos para reciclagem, resultante do investimento realizado nos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

 

O plano de investimentos da Amarsul com mais de 20 milhões de euros, tem como objetivo a melhoria da prestação de serviço público de gestão de resíduos da Península de Setúbal, destacando-se o investimento na recolha seletiva de 10 milhões de euros.

 

A população da região, com mais de 780 mil habitantes, contribuiu positivamente para o aumento da recolha de 33 mil toneladas de resíduos recicláveis das quais 45% foram de papel e cartão, 30% de vidro e 25% de plástico e metal. O aumento da recolha seletiva foi transversal a todos os materiais, embora tenha apresentado melhores resultados nas embalagens de papel e cartão, que registaram um crescimento superior (mais 25% que no ano anterior).

 

Estes indicadores revelam uma maior consciencialização ambiental da população da região. São também, o resultado do investimento que a Amarsul desenvolveu na recolha seletiva multimaterial de resíduos de embalagens nestes últimos anos em viaturas, ecopontos e contentores para a recolha seletiva porta-a-porta, assim como em campanhas de sensibilização ambiental de incentivo à reciclagem, desenvolvidos em parceria com os Municípios.

 

A  Amarsul terminou  2019 com  uma capitação anual de 39 kg de resíduos de embalagens separados por habitante e com o dobro dos pontos de recolha de resíduos recicláveis. Em 2020, com o reforço da cobertura de pontos de recolha efetuada, a Amarsul espera crescer em todos os Municípios da região, para conjuntamente alcançarmos a meta de 45 kg por habitante.

 

O plano de investimentos, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar e otimizar as quantidades de recicláveis separados na origem.

 

Com a correta separação de recicláveis, menos resíduos serão encaminhados para aterro, e todos beneficiamos: serão menos as toneladas de resíduos sujeitas à taxa de deposição em aterro, paga pelos Municípios, e serão mais as quantidades recolhidas seletivamente pela Amarsul.