29 DE MARÇO, 2023

A Amarsul recebeu a visita do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, à nova unidade de Tratamento Biológico no Ecoparque de Palmela, atualmente em construção. Esta unidade representa um investimento significativo na região que passou a ter capacidade de tratamento para 50 mil toneladas de biorresíduos recolhidos seletivamente.

 

O investimento nesta infraestrutura, que é partilhada pela Amarsul e pela Valorsul, faz parte da estratégia para o cumprimento das Metas Europeias de Reciclagem, sobretudo para o desvio de resíduos orgânicos de aterro sanitário, melhorando o serviço prestado a população da Península de Setúbal.

 

Para Luís Masiello, Presidente do Conselho de Administração da Amarsul, “É, para nós, um enorme prazer receber a visita do Sr. Secretário de Estado Hugo Polido Pires, nas nossas instalações, e guiá-lo na Unidade de Tratamento Biológico. Esta unidade permite o tratamento de 50 mil toneladas de biorresíduos por ano que depois transformamos em composto, era um investimento absolutamente necessário para avançarmos nos compromissos assumidos pelo País. Este investimento trouxe-nos uma maior capacidade de servir os municípios envolventes e trabalhar para cumprir as metas europeias de reciclagem.”

 

O investimento na nova infraestrutura será na ordem dos 17 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR e pelo BEI. Está implantada numa área de 26 500 m2, e encontra-se em fase avançada de construção. Tem capacidade para receber 50 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, oriundos da recolha seletiva dos Municípios, com uma produção estimada de 8.500 toneladas de composto, por ano, para utilização como corretivo orgânico de terrenos agrícolas.

 

 

+Info: Susana Silva| Telemóvel: 961 021 722 | E-mail: comunicacao@amarsul.pt

 

Sobre a Amarsul

A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos 9 municípios da Península de Setúbal: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

 

Em 2022, a Amarsul tratou 461 mil toneladas de resíduos tendo valorizado 46 mil toneladas de recicláveis, em 10 instalações. A empresa conta com a colaboração de cerca de 400 trabalhadores, que servem diariamente os 800 mil habitantes da península. 

 

A Amarsul procede também à valorização energética dos resíduos, a partir da extração do biogás, produzindo anualmente cerca de 20 GWh de energia elétrica, a qual é injetada na Rede Elétrica Nacional. Produziu ainda, 9 mil toneladas de corretivos orgânicos que foram aplicados em culturas arbóreas e arbustivas, nomeadamente pomares, olivais, vinhas e espécies silvícolas. Estes corretivos de solos são obtidos através da valorização orgânica dos bioresíduos recebidos, quer os provenientes da recolha indiferenciada quer da recolha seletiva, em condições rigorosamente controladas.