A campanha “Comércio a Reciclar” resultou de uma iniciativa da Amarsul, cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, integrada no programa de comunicação e inovação social da EGF – Environment Global Facilities. 

 

O projeto teve como objetivo a realização de 2.183 ações de sensibilização no canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés), alargado a comércio e serviços na área de abrangência da Amarsul. As ações tiveram em vista educar, sensibilizar e promover, no canal HORECA, comércio e serviços, uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos com vista à valorização dos resíduos urbanos. A campanha assegurou o contacto direto com os comerciantes, incentivando à utilização dos serviços de recolha seletiva que a Amarsul presta gratuitamente, não apenas à população, mas também junto dos estabelecimentos que pretendam aderir a este projeto.

 

A campanha contou também com a colocação de vidrões com basculamento em pontos estratégicos na via pública, de modo a facilitar a deposição do vidro no contentor aos estabelecimentos HORECA, tendo diversos estabelecimentos aderido a este sistema de deposição. Visou ainda a recolha porta a porta de cartão, de vidro, e embalagens.

 

Através deste serviço de recolha, que é gratuito, é assegurada a proximidade entre a Amarsul e os estabelecimentos comerciais, enquanto produtores de grandes quantidades de resíduos, desviando resíduos de aterro, melhorando a limpeza urbana e encaminhando corretamente os resíduos para reciclagem.

 

Com esta Campanha, de 2017 a 2018, as quantidades de recicláveis recolhidas no comércio aumentaram 35%, correspondendo a um aumento de 1.268 toneladas.

 

A campanha “Comércio a Reciclar” decorreu nas 11 concessionárias da EGF (da qual a Amarsul faz parte) numa mega ação de sensibilização que visou mais de 26.000 estabelecimentos a nível nacional.

 

Comércio a reciclar